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O que é?
O radiador, é um dispositivo que faz a troca de calor para o conjunto de arrefecimento, utilizando a água e o ar como meio de refrigeração.

Como funciona ?
O radiador automotivo, faz parte do sistema responsável pelo resfriamento da água que circula pelo bloco do motor, fazendo com que a temperatura não exceda os limites aconselháveis para o bom funcionamento do motor.
A temperatura ideal para a água é de 70º C nos motores a gasolina e de 80º C nos motores a álcool e a diesel.
A água quente que sai do bloco do motor, circula forçadamente pelo interior dos tubos do radiador, onde é resfriada.
Essa água é resfriada porque através do bloco, é forçada a circulação de ar, através de um ventilador. Usualmente, em automóveis e caminhões, o ventilador trabalha succionando o ar para aproveitar o efeito do movimento do veículo.

Quando a temperatura excede o limite, pode ocorrer:

  • Dilatação dos componentes móveis, causando aumento do atrito, chegando a bloquear o movimento.
  • Superaquecimento dos materiais aplicados na construção do motor, que podem se dilatar.
  • Deteriorização do óleo lubrificante.
  • Aumento da pressão no motor, podendo romper uma mangueira, tampa ou a boca do radiador.

Resumindo, o radiador é usado para que em conjunto com o sistema de bombeamento de água e do fluxo de ar, que é gerado por uma hélice, seja capaz de dissipar para o ambiente o calor gerado pelo motor.

Partes de um radiador

  • Aleta: Lâmina ligada aos tubos de arrefecimento (colméia), para aumentar a área de troca de calor, trazendo maior rigidez ao bloco, podendo ser plana ou corrugada (zig-zag).
    Tubo: Tubo pelo qual circula o fluído de arrefecimento e/ou água, podendo ter o formato redondo, oval ou plano.
  • Cabeceiras: Elemento de ligação entre o bloco e as caixas.
  • Caixa de Entrada (cabeceira superior) : Componente que distribui o fluido/água de arrefecimento.
  • Caixa de Saída ( cabeceira inferior) : Componente que coleta o fluído do arrefecimento.

Obs: O radiador, embora dê a aparência de um conjunto robusto, é uma peça bastante sensível, exigindo cuidado desde a confecção até a embalagem e o transporte.

Dicas para o bom funcionamento do Sistema de Arrefecimento de seu veículo:

  1. Prolongue a vida do radiador utilizando fluido/aditivo: Consulte o manual do proprietário de seu veículo.
  2. A troca do fluido/aditivo deve ser realizada a cada 6/12 meses.
    Atenção: Fluido/aditivo vencido trabalha contra o sistema.
  3. Verifique constantemente o nível de água do radiador , nível baixo de água pode significar vazamento. Verifique: radiador, mangueiras, abraçadeiras, tampa do reservatório e a bomba dágua).
    Atenção: Evite completar água com o radiador quente.
  4. Vazamento de água gera perda de pressão do sistema, com isto, o motor trabalha mais, o consumo de combustível aumenta e o veículo perde rendimento.
  5. Para fazer a limpeza do sistema, o ideal é retirar do local o radiador e o reservatório de água e lavá-los com produtos especiais.
  6. É importante trocar a água do bloco do motor quando realizar a limpeza do sistema.
  7. Temperatura do veículo acima do normal, pode ser problema do sistema de arrefecimento.
    Atenção: Evite andar com o carro nesta ocasião.

Atenção: Dicas para veículos normais e intercoolados.

Aditivos - Por que usar?

A falta de uso de aditivo causa, principalmente:

  • Travamento da válvula termostática;
  • Ressecamento das mangueiras;
  • Formação barrosa no radiador, provocando o entupimento e causando fervura.
A fervura, causa superaquecimento e pode resultar no empenamento do cabeçote, causando perda de potência. Também queima a junta do cabeçote e compromete o consumo de gasolina.

Conseqüências do mau uso de aditivo
As principais conseqüências do mau uso de aditivo são:

  • Concentração inadequada de etilenoglicol, minimizando o poder anticongelante e refrigerante do líquido..
  • A ausência de anticorrosivos deixa o circuito desprotegido ao ataque da corrosão.
  • A ausência de aditivos antiespumantes, reduzem o poder de refrigeração do líquido e favorecem o surgimento do fenômeno da cavitação.
  • A má proteção aos novos materiais, tais como alumínio e ligas metálicas utilizados na fabricação dos componentes produz corrosão e cavitação.

Principais motivos de mau funcionamento

  1. Entupimento da tubulação, causado pelo acúmulo de ferrugem trazida do bloco do motor ou pela utilização de água com impurezas ou por aditivo vencido.
  2. Entupimento das aletas, causado pelo acúmulo de partículas sólidas, tais como: insetos, poeira, folhas, serragem, etc.
  3. Mau funcionamento da válvula termostática, ocasionando perda indevida de água/fluido e conseqüentemente aumento de temperatura.
  4. Tampa do reservatório de água com problema, ocasionando perda de água e pressão do sistema.
  5. Mangueiras/abraçadeiras provocando vazamento de água/fluido e perda de pressão.
  6. Bomba d água com vazamento ou com problema, ocasionando falta de circulação da água/fluido e conseqüentemente aumento da temperatura.
Atenção:
O sistema de arrefecimento cumpre a importante função de garantir o funcionamento do motor dentro dos níveis ideais de temperatura, levando em consideração as características, o tipo e a intensidade de trabalho de cada veículo.
Portanto, cuidados são necessários para manter o bom funcionamento do seu radiador.
Recomendamos que o sistema de arrefecimento de um veículo passe por uma revisão completa no mínimo 1 vez por ano. Nessas ocasiões o radiador deve ser limpo por dentro e por fora e avaliado com relação à sua capacidade de funcionamento. Caso o seu desempenho já esteja comprometido, tentar seu recondicionamento ou a troca por um novo.
O líquido de arrefecimento deve ser integralmente substituído por outro de qualidade compatível, dentro do período de 6 meses para veículos a diesel e de 12 a 18 meses para os demais veículos.
   
 

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